Consultoria

Entenda como podemos auxiliar na gestão de processos mais eficientes na sua empresa!

Tipos de consultoria

Tipos de consultoria

A CAE Treinamentos disponibiliza duas formas de consultoria. Independente da modalidade, a consultoria sempre tem uma fase de diagnóstico, na qual se descobre quais são os problemas reais da empresa. Nessa fase, é pensado em qual projeto será adotado e qual forma de consultoria será adotada. Os tipos de consultoria são:

Consultoria de suporte

O consultor transfere os conhecimentos necessários para que a empresa conduza a implementação do novo projeto. A própria empresa executará e o consultor adota uma função de suporte.

Consultoria operacional

Nesse tipo de consultoria também são transferidos os conhecimentos necessários, porém o consultor é quem irá assumir a implementação do projeto.

Campos de atuação

Da aplicação dos conceitos da metodologia Lean Six Sigma até o acompanhamento das normas ISO. Temos um escopo de atuação completo para atender as necessidades das organizações do mercado.

A consultoria oferece alternativas para as empresas, orientando e/ou conduzindo a melhor escolha entre as opções aplicáveis, enquanto que o treinamento visa prover ou aprimorar determinados conhecimentos buscando especializar indivíduos em uma determinada situação.

Benefícios de uma consultoria

Os benefícios de contar com o apoio de uma consultoria são diversos e estão, de certa forma, relacionados com as características de cada empresa, sua estrutura organizacional e principalmente às suas necessidades. Destacamos a seguir alguns destes benefícios:

  • necessidade de conhecimentos, competências e experiências, ausentes na empresa;
  • desejo de agregar um profissional que possa “entregar” conhecimento, informação e serviços qualificados para a solução de problemas organizacionais e pessoais, presentes e futuros;
  • busca de um raciocínio sistêmico, com visão mais ampla, curiosa, neutra e ousada, que talvez não tenha sido cogitada pela empresa;
  • conhecimento novo e experiências adquiridas em outros clientes e projetos, sem os “vícios” normalmente existentes na empresa;
  • disponibilidade com dedicação exclusiva, diferente de equipes internas envolvidas com outras tarefas;
  • neutralidades, de pareceres e propostas de solução, diante de “concorrências” internas;
  • foco no escopo do trabalho, facilitando controles, proporcionando rapidez e sucesso;
  • atuação racional, com iniciativas sem receios ou emoções decorrentes de relações entre colegas;
  • vínculo temporário mais barato que contratação de especialistas;
  • motivação extra, proporcionando impulso para que mudanças aconteçam;
  • melhoria nas relações empresa/colaborador como porta-voz da organização, evidenciando vontade da empresa em resolver os problemas, e aumentando a confiança da equipe;
  • ampliação da capacidade intelectual da empresa e colaboradores.

Independente da consultoria identificada como necessária para a empresa, a CAE disponibiliza duas formas de atuação: consultoria na modalidade suporte e consultoria na modalidade operacional. A opção por uma ou outra modalidade está diretamente relacionada com as características e recursos disponíveis para os trabalhos, e também com as especificidades de cada projeto.

Qualquer que seja a modalidade aplicável, a consultoria sempre vai envolver uma etapa de diagnóstico, cujo objetivo principal é buscar o consenso com relação aos reais problemas, e portanto reais necessidades. A partir desta etapa é possível desenvolver o projeto a ser implementado. A modalidade escolhida para a consultoria estará sendo adotada exatamente nesta fase de implementação do projeto.

Na modalidade suporte a consultoria envolve a transferência dos conceitos e conhecimentos para a empresa, para que ela própria possa conduzir os trabalhos de implementação do projeto, enquanto que na modalidade operacional, além da transferência dos conceitos e conhecimentos, a consultoria assume a operacionalização, total ou parcial, das atividades necessárias para a implementação do projeto.

É importante que a escolha de uma ou outra modalidade seja fundamentada após o resultado de uma análise crítica entre consultoria e empresa, análise esta focada na eficácia dos resultados dos trabalhos a serem realizados e objetivos pretendidos.

Os investimentos e prazos envolvidos em uma consultoria dependem basicamente do projeto a ser implementado. Grandes projetos permitem taxas de honorários menores, mas demandam prazos maiores, enquanto que pequenos projetos implicam em taxas de honorários maiores envolvendo prazos menores.

Especificamente com relação a prazos, é importante destacar que, independente da modalidade escolhida para a consultoria, a implementação de um projeto vai depender de atividades de responsabilidade da consultoria, mas também de responsabilidade da empresa. Os prazos estão relacionados às condições de respostas que tanto a consultoria, quanto a empresa possuem para a realização das atividades envolvidas no projeto.

Portanto, cada projeto é único e precificado de acordo com as demandas que serão trabalhadas.

Contato

  • Avenida Jorge Zaiden, 12–110, LJ 13,
    Jardim Contorno, Bauru, SP, 17047-010
  • (14) 3206-5088

  • (14) 9.9796-0990

  • [email protected]