Elementos Finitos – MEF 3 – Análise Não Linear

Conceitos fundamentais obrigatórios na utilização da tecnologia Frons. O objetivo deste módulo é introduzir o embasamento conceitual visando à utilização do soft.

O que você aprenderá

  • Aprenda todos os conceitos para conseguir fazer a análises não lineares em softwares.
  • Curso teórico ministrado pelo Prof. Dr. Avelino Alves Filho!

Ver mais

Introdução a Base Tecnológica

A tecnologia CAE, utilizada em análises não lineares, apresenta desafios únicos para profissionais em início de carreira, devido à complexidade inerente aos fenômenos não lineares, que não são tão previsíveis quanto os lineares. No entanto, existem métodos específicos que facilitam o entendimento e aplicação prática desses conceitos, seguindo a mesma didática de módulos anteriores.

Essas dificuldades muitas vezes surgem de uma base insuficiente em Método dos Elementos Finitos (MEF) e nos princípios de fenômenos não lineares. Isso ressalta a importância de uma abordagem filosófica específica: se o engenheiro não consegue modelar um problema sem o uso do computador, não deveria tentar resolvê-lo com um.

Essa perspectiva enfatiza a necessidade de um entendimento profundo dos conceitos antes de sua aplicação prática.

Por outro lado, o aprendizado avançado em técnicas matemáticas muitas vezes leva ao questionamento de como aplicar esse conhecimento no mundo real, criando barreiras ao progresso. O módulo atual tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais de análise não linear, facilitando o uso do software CAE e promovendo uma compreensão abrangente do assunto.

Essas dificuldades advêm do aprendizado de uso do software e sem conhecimento satisfatório do Método dos Elementos Finitos e nos conceitos de fenômenos não lineares, confundido essa aprendizagem com o conhecimento do Método dos Elementos Finitos. Justifica-se, portanto, a filosofia de abordagem:

  • SE O ENGENHEIRO NÃO SABE MODELAR O PROBLEMA SEM TER O COMPUTADOR, ELE NÃO DEVE FAZÊ-LO TENDO O COMPUTADOR.
  • Em visão oposta à anterior, o aprendizado é de tal profundidade em “técnicas matemáticas” que após um longo curso puramente acadêmico, surge a pergunta: Como utilizar esse conhecimento na prática? Em função dessa abordagem, surgem o temor e o desestímulo quanto à aplicação desse conhecimento.

O objetivo deste Módulo é introduzir o embasamento conceitual fundamental de análise Analise não Linear visando à utilização do software aplicativo e ao entendimento dele. 

Dentro desta abordagem, procuramos introduzir os conceitos do Método, complementados por exercícios de aplicação e exemplos práticos de Modelagem Estruturais executados ao longo de nossa vida profissional nos últimos 44 anos (utilizando o MEF) em trabalhos de engenharia, com aplicações bi e tridimensionais.

Esta Metodologia constitui uma visão equilibrada entre o conhecimento teórico necessário e a aplicação prática, sendo o ponto de partida para aqueles que pretendem se desenvolver nesta área.

O escopo deste curso é proporcionar o nível de conhecimento que permita ao profissional aplicar posteriormente os recursos do método, utilizando o Sistema Frons em aplicações práticas de NÃO LINEARIDADE ESTRUTURAL.

NOTAS SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO !!!!!

O material de referência deste curso é o Livro ELEMENTOS FINITOS – A Base da Tecnologia CAE, do Prof. Dr. Alves Filho. Uma sugestão para aqueles que querem acompanhar algumas demonstrações e detalhes matemáticos e algumas passagens interessantes, é acompanhar o curso com este material. Embora o conteúdo possa ser acompanhado como no curso presencial, pois são idênticos, recomendamos fortemente como leitura este texto.

livro elementos tinitos análise não linear

  • conteúdo dos CURSOS EAD, SÃO ABSOLUTAMENTE IDÊNTICOS AOS CURSOS PRESENCIAIS.
  • NOS CURSOS PRESENCIAIS, OS ALUNOS TÊM UM TEMPO PARA TENTAR FAZER OS EXERCÍCIOS QUE O PROFESSOR DEPOIS FAZ COMO É FEITA A SOLUÇÃO NO EAD. Portanto os cursos presenciais o número de horas é maior – 40 horas – pois os alunos fazem exercícios. No EAD, o aluno pode voltar o vídeo quantas vezes quiser, para rever os exercícios.
  • Especificamente, no curso de fadiga, os mesmos exercícios resolvidos no EAD são efetuados em classe, e são trabalhosos ao se usar a escala logarítmica.
  • Nos cursos presenciais, muitos alunos relatam seus problemas que têm nas empresas e dúvidas que consomem algum tempo
  • Em função dos fatos acima expostos, os cursos PRESENCIAIS têm duração de 5 dias, 40 horas, mas o conteúdo é ABSOLUTAMENTE IDÊNTICO AO EAD!

Isso é o que os nossos alunos têm a dizer sobre o nosso curso:

Lucas
Eu era técnico em uma grande empresa de bebidas e tive a oportunidade de implementar algumas metodologias. Comecei a perceber que, para alcançar cargos estratégicos, precisava criar uma trilha de conhecimento. Foi quando conheci a Frons. Atualmente, estou em uma multinacional na área de confecção esportiva e recebi uma proposta para ser Gerente de Qualidade.
Lucas Santana
Gerente de Qualidade

Metodologia de ensino retirada da University of Arkansas e California State University 


Esqueça toda experiência de curso que você tenha feito no Brasil.  O método de ensino tradicional no Brasil é falho, onde você passa horas apenas ouvindo o professor falando. Nossos cursos e formações são estruturados com a metodologia de ensino americana. Você e seus desafios profissionais são PROTAGONISTAS. Menos teoria e enrolação e mais resultados práticos.

Conheça a Frons Carreira

Desenvolva uma trilha de conhecimentos que vai te aproximar do futuro

Assinar Plano
  • 10.000 alunos
  • 22 horas de treinamento
  • 27 Aulas
  • 1 Prova
  • Certificação inclusa
Torne-se especialista no MEF
12x
R$ 208,25
14 dias de garantia incondicional
Video format is not supported, use Youtube video or MP4 format.