Métricas Lean

O Lean (Filosofia Enxuta) Os conceitos da metodologia Lean foram traçadas por Henry Ford. Ele gostava de manter os padrões de produção altos, de modo que cada passo fluísse naturalmente para o próximo, resultando em muito pouco desperdício. A Toyota então passou a operar com esses processos e desenvolveu o Sistema Toyota de Produção, que se tornou um dos sistemas mais eficientes do mundo. O Lean identifica sete áreas de desperdício que são comuns na maioria dos sistemas de produção. Veja a seguir quais são esses desperdícios e a que cada um deles se refere.

Estude quando quiser
Aulas curtas e dinâmicas
Reunião com consultores
Grupo de networking

O que você aprenderá

    Com o treinamento em Métricas Lean você aprenderá a identificar os defeitos e desperdícios em um processo produtivo. Isso fará com que você aumente a flexibilidade, qualidade, segurança e outros fatores, também contribuindo para a redução de custo e espaço de uma empresa. Tudo isso será realizado através das métricas mais importantes para aplicação prática do pensamento enxuto!

    7 desperdícios Lean

    1. Superprodução: ocorre quando os produtos são produzidos e não há demanda de compra do cliente.
    2. Espera: espera é o tempo de atraso entre cada etapa da produção. Quando os funcionários estão parados esperando, nenhum valor está sendo adicionado.
    3. Transporte: esse tipo de resíduo ocorre quando materiais ou produtos são movidos de forma ineficiente.
    4. Movimentação: refere-se a padrões de trabalho ruins que acontecem entre as tarefas.
    5. Processamento desnecessário: o processamento desnecessário ocorre quando se gasta muito tempo produzindo um produto ou se produz de uma maneira muito ineficiente.
    6. Excesso de estoque: acontece quando os níveis de estoque estão muito altos e não há trabalho em andamento ao mesmo tempo.
    7. Defeitos: são o número de horas que os funcionários gastam identificando e corrigindo erros de produção.

     

    O que eu aprenderei com o curso?

    • Calcular as métricas do Lean
    • Interpretar as métricas
    • Identificar gargalos nos processos
    • Entender o quê / como podemos melhorar

Público Alvo

Profissionais que queiram aprender a teoria e praticar as principais métricas Lean. Também é voltado para quem deseja metrificar e entender a performance do processo.

Seja um especialista com certificação reconhecida por estas organizações!

ABED: Certificado válido e reconhecido pela Associação Brasileira de Educação à Distância
The Council: Certificados de Lean Six Sigma são válidos e acreditados internacionalmente pelo The Council for Six Sigma Certification.

Conteúdo do treinamento

1 - Introdução e informações

2 - Primeiros passos

3 - Definições preliminares

4 - Defeitos vs Defeituosos

1 - Lead time

2 - Tempo de ciclo

3 - Eficiência do ciclo do processo

4 - Taxa de saída

5 - WIP

6 - Tempo de Setup

7 - Takt Time

8 - Exercício para aplicação

9 - OEE: Eficácia Global do Equipamento

10 - Benchmark OEE

11 - Disponibilidade

12 - Aula extra: Cálculo OEE do curso de Lean Specialist

13 - FTT: First Time Through

14 - RTY: Rolled Throughput Yield

Conheça o seu consultor

Carlos Sander

Engenheiro pela UNESP, estudou Business and Management no Sam M. Walton College of Business, University of Arkansas (Fayetteville, EUA). Master Black Belt pelo International Six Sigma Institute, decidiu pela criação e divulgação dos cursos especializados em Lean Six Sigma para oferecer de forma online, conteúdo idêntico ao presencial e com suporte de consultores para colocar em prática, projetos de melhoria contínua.

Linkedin

Métricas Lean

(1 avaliações)

  • Apostila para download
  • Certificação inclusa
  • 02h/aula
  • 1.305 alunos
  • Suporte de consultores
1x R$ 129,00

Comprar o curso ou Assine e tenha acesso
à +30 cursos e as formações

Assinar
Garantia de devolução do dinheiro em 14 dias

Vai treinar sua equipe?

Conheça a CAE for Business

Excelente! Comprometimento com o aprendizado e resposta rápida às dúvidas dos alunos. O professor tem didática espetacular e o material apresentado (podcasts, artigos e estudos de caso) consolidam o aprendizado. O curso mostrou toda a seriedade, competência e comprometimento que todas as instituições de ensino do país devem seguir. Parabéns a CAE.

Gustavo Criscione Vidotto

Black Belt

Comecei a estudar na plataforma da CAE após realizar vários treinamentos gratuitos. De longe, foi a única que não respondeu minhas dúvidas com respostas “pré-definidas”. Gostei muito! Tenho a certeza de que vou avançar nos cursos e agregar no meu currículo.

Tais de Oliveira

White Belt

Ótimo treinamento, com abordagem muito atual. Contribuiu muito na melhoria do meu conhecimento, visão do processo, e para a metodologia Seis Sigma. Recomendo e desejo sucesso aos alunos e a toda equipe CAE. Parabéns!

Willian Ramires

Black Belt

Perguntas Frequentes

Tudo o que você precisa saber:

Certificados de Conclusão?

Todos os treinamentos e cursos possuem certificado de conclusão mediante avaliação. Após finalizar as aulas você poderá realizar uma prova e receberá seu certificado válido em todo o Brasil.

Existe limite de acesso?

Não, o acesso é ilimitado e irrestrito 24/7. Você pode acessar quantas vezes quiser mesmo após a finalização do conteúdo durante toda a vigência do seu plano.

Como são as aulas?

Todas as nossas vídeo aulas possuem interação do Professor - Aluno para proporcionar a melhor experiência de aprendizado. As aulas são só o começo. Você conta com um suporte único e personalizado.

O que está incluso no Plano Starter (Free)?

Estão inclusos os cursos White Belt e Lean Manufacturing Basic (e seus respectivos certificados). Nos planos pagos, você já terá acesso a recursos e treinamentos adicionais.

Certificado é válido?

Somos acreditados internacionalmente pelo Council for Six Sigma Certification (CSSCtm). Com isso, seu certificado é válido e sai com chancela do órgão internacional. O melhor conteúdo para formação diferenciada.

Posso fazer plano mensal?

Não. Todos os planos são anuais. Caso haja cancelamento do plano, ele não será renovado após o período de 12 (doze) meses.

Conheça outros treinamentos